Mais Participação Melhor Saúde


Conforme havia sido anunciado, realizou-se hoje (22 de maio), na Junta de Freguesia de S. João Baptista em Entroncamento, a Sessão de Apresentação do Projeto Mais Participação, Melhor Saúde.

A iniciativa, organizada pelo Banco Local de Voluntariado do Entroncamento com a Associação Voluntariado e Ação Social do Entroncamento e o Grupo de Ativistas em Tratamento que foi participada por membros de entidades públicas e sociais, locais e regionais, contou com o apoio do Poder Local.

Após a intervenção da Dra. Sofia Crisóstomo, as intervenções dos presentes foram no sentido da avaliação positiva da temática e da sessão; e da censura sobre a ausência do setor da saúde e dos utentes organizados. No entanto, e a partir de opiniões formuladas a propósito, ficou o compromisso da realização de eventos semelhantes sobre temáticas diversas e da repetição da sessão em contexto de plenário do Conselho Local da Ação Social do Entroncamento.

Cartaz:  https://www.associapro.com/docdownload.aspx?file=doc3623.pdf

Folheto:  https://www.associapro.com/docdownload.aspx?file=doc3621.pdf

Mais informação:  https://www.associapro.com/docdownload.aspx?file=doc3619.pdf

Objetivo:

A Sessão tem como objetivo, apresentar o “ MAIS PARTICIPAÇÃO melhor saúde , um projeto colaborativo de investigação-ação, promovido pelo  GAT - Grupo de Ativistas em Tratamentos , em colaboração com outros atores da área da saúde e da participação cidadã. O projeto tem como objetivo promover a participação e a capacitação de representantes das pessoas com ou sem doença, no âmbito dos processos de tomada de decisão em saúde, a nível político e institucional, em Portugal. Todo ele assenta numa metodologia participativa, de aprendizagem com os pares, em que as pessoas com ou sem doença/ativistas integram e facilitam os grupos de trabalho, desenvolvem todas as atividades e são os elementos-chave na capacitação de outros pares ( https://www.participacaosaude.com ). Serão também dados a conhecer, a “Carta para a Participação Pública em Saúde” que obteve o alto patrocínio de Sua Excelência, o Sr. Presidente da República e já se encontra entregue na Assembleia da República, assim como o Programa “Capacitar Mais” que tem como objetivo, a capacitação para a participação mais efetiva nas decisões que afetam as pessoas com doença e os/as utentes do SNS

 

Preletora:

A preletora da Sessão, é a Dra. Sofia Crisóstomo, cocoordenadora do projeto, cujo CV resumido, é o seguinte: “Farmacêutica e especialista em Assuntos Regulamentares pela Ordem dos Farmacêuticos. Realizou estudos pós-graduados em fármaco-economia (ISEG, Univ. de Lisboa) e economia da saúde (Univ. de York). Concluiu o mestrado na área de Estudos do Desenvolvimento (ISCTE-IUL), com uma dissertação sobre a  Participação das Pessoas que Vivem com VIH/Sida nas Políticas Públicas de Saúde . Está a concluir o doutoramento em Políticas Públicas (ISCTE-IUL), dedicando-se à análise das políticas e processos de tomada de decisão no âmbito do financiamento público de medicamentos e da participação dos cidadãos. A nível profissional, depois de vários anos de experiência na área farmacêutica, foi assessora parlamentar para as políticas de saúde e do medicamento (2010-2011). Posteriormente dedicou-se à investigação e a projetos de investigação-ação participativos, na área do ativismo político em prol dos direitos das pessoas que (con)vivem com doença. Foi bolseira da FCT entre 2012 e 2015. Co-coordena atualmente o projeto  MAIS PARTICIPAÇÃO, melhor saúde , que produziu a  Carta para a Participação Pública em Saúde . Membro e Secretária da Assembleia Geral da APC – Associação Portuguesa de Celíacos, membro do GAT – Grupo de Ativistas em Tratamentos e membro da EPI – Associação Portuguesa de Familiares, Amigos e Pessoas com Epilepsia.”

A participação é gratuita mas as inscrições são obrigatórias. Prazo: 18 de maio

Inscreva-se por SMS para 933 150 002



22 maio 2018