DIA MUNDIAL DO DOENTE - 11 fevereiro


11 de fevereiro

DIA MUNDIAL DO DOENTE

Já tem lugar cativo em numerosas agendas de todo o mundo, celebrar a 11 de fevereiro, o Dia Mundial do Doente, que mesmo tendo tido origem na Igreja Católica, depressa pulou muros e assentou arraiais nas mais diversas unidades de saúde, de acolhimento, convalescença e outros.

É parte integrante da efeméride, a emissão de uma Mensagem papal, agora, claro, do Papa Francisco. É sempre uma mensagem para todos e não apenas para alguns católicos fervorosos ou praticantes.

Neste ano tendo como mote “A relação de confiança, na base do cuidado dos doentes” , Francisco começa logo por considerar que este é um “momento propício para prestar uma atenção especial às pessoas doentes e a quantos as assistem quer nos centros sanitários quer no seio das famílias e comunidades.”, dizendo logo a seguir que o seu pensamento está “de modo particular nas pessoas que sofrem em todo o mundo os efeitos da pandemia do coronavírus.”

Mais à frente, Francisco afirma que “a doença tem sempre um rosto, e até mais do que um: o rosto de todas as pessoas doentes, mesmo daquelas que se sentem ignoradas, excluídas, vítimas de injustiças sociais que lhes negam direitos essenciais”, recorda “a importância da solidariedade fraterna, que se manifesta concretamente no serviço,” (…); e que para “haver uma boa terapia é decisivo o aspeto relacional, através do qual se pode conseguir uma abordagem holística da pessoa doente.”

Quase no fim da sua mensagem, Francisco não deixa de chamar à atenção que “uma sociedade é tanto mais humana quanto melhor souber cuidar dos seus membros frágeis e atribulados e o fizer com uma eficiência animada por amor fraterno. (…)” E que devemos tender “para esta meta, procurando que ninguém fique sozinho, nem se sinta excluído e abandonado.” ([i])

Na ausência da possibilidade de outro tipo de celebração ou atividade a propósito, em virtude da situação de pandemia, a Associação Voluntariado e Ação Social do Entroncamento (AVASOCIAL) deixa aqui, neste dia… “uma mensagem de esperança na Vida, e de confiança de uns nos outros. De quem é cuidado em quem cuida, e de quem cuida em quem é cuidado, seja qual for a relação ou a responsabilidade que exista. A vida, qual bem supremo, seja ela mesma, a fé que anima e norteia a todos. Creiamos na vida. Façamos tudo por ela. Confiemos e amemos quem nos quer e faz o bem. Sejamos compassivos. Bem-haja!”.

 




11 fevereiro 2021