EDUARDO O. P. BRITO 2012 - 2022


EDUARDO O. P. BRITO

2012 – 2022

Mais uma vez por ocasião do Dia do Pai, a AVASOCIAL – Associação Voluntariado e Ação Social do Entroncamento, fez memória de uma personalidade com sentido para a cidade e concelho do Entroncamento.

Neste ano – 2022, a AVASOCIAL lembrou a figura entroncamentense de coração e de alma, o Sr. Eduardo de Oliveira Pinheiro Brito (Eduardo O. P. Brito).

Tendo nascido a 13 de julho de 1912 em Abrantes, O. P. Brito, como era conhecido, cedo se mudou para o Entroncamento, tendo nesta vila (à altura), completado os seus 10 anos de idade e residido, com a família, no número 8 da Rua Vila Verde, hoje, Rua Eng. Ferreira de Mesquita (vulgo. Retas dos Quartéis), parte de um bairro ferroviário que a CP havia mandado construir para os seus trabalhadores.

Eduardo O.P. Brito autor dos “Fenómenos do Entroncamento”, a partir dos anos 50 do último século; e também conhecido pelas crónicas “Cá pelo Burgo”, que dele foram publicadas no jornal “O Entroncamento, do qual chegou a ser diretor, faleceu com 97 anos de idade, a 30 de dezembro de 2009, no Hospital de Cascais. Em 2022 completam-se 110 anos sobre o nascimento de O. P. Brito.

A iniciativa da AVASOCIAL, teve a dimensão que teve e o valor que lhe quiserem dar. Claramente, O. P. Brito merece muito mais. Ele que no seu tempo, com os recursos disponíveis e a seu modo, aliás muito peculiar, deu a conhecer o Entroncamento, ao país e ao mundo, quando a globalização tinha contornos diferentes dos de hoje, mas que não impediu que O. P. Brito, muito voluntariamente, colocasse os seus dotes, da observação, da fantasia, da criação, da investigação e da escrita, ao serviço das pessoas e da terra que ele amou. Para sempre, é o “Pai dos Fenómenos do Entroncamento”.

Bem-haja Sr. Eduardo O. P. Brito. A nossa gratidão.

Fonte.: NEVES, Aida Maria Martins, Cultura Imaterial e Ativação do Património no Concelho do Entroncamento, Tomar, s/d. ( https://comum.rcaap.pt )


19 março 2022