Dia Internacional dos Voluntários


5 de dezembro – Dia Internacional dos Voluntários

 

VOLUNTÁRIOS PARA UM FUTURO INCLUSIVO

É no próximo sábado, dia 5, que se celebra em todo o mundo o Dia Internacional dos Voluntários. A data tem como objetivo incentivar e valorizar o serviço voluntário em todo mundo; e foi proclamada em dezembro de 1985 pelas Nações Unidas.

“A Agenda 2030 luta por um mundo justo, equitativo, tolerante, aberto e socialmente inclusivo, no qual as necessidades dos mais vulneráveis ??são consideradas.

O voluntariado é um mecanismo poderoso para envolver as pessoas, especialmente as que estão mais afastadas de alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Ao serem voluntários, as pessoas relacionam-se com outras e promovem um propósito.

O tema do Dia Internacional do Voluntário deste ano, ‘Voluntário para um futuro inclusivo’, assinala que, através do voluntariado, as pessoas fazem contribuições significativas para sociedades mais inclusivas e igualitárias.  (…) devemos continuar a promover o voluntariado em todo o mundo, uma vez que este alimenta a solidariedade e a coesão por meio de valores subjacentes à cooperação e à reciprocidade.

O voluntariado é essencial para garantir que os esforços globais de desenvolvimento sustentável sejam propriedade de todas as pessoas, implementados por todos e para todas as pessoas.”

“Em Portugal, o voluntariado tem vindo a aumentar, tanto ao nível das organizações que promovem o voluntariado, como a nível da quantidade de voluntários existentes.

Ainda assim, o número de voluntários em Portugal é reduzido, se comparado à média europeia.

O voluntariado é um ato de cidadania, sendo cada vez mais uma componente importante no percurso de vida das pessoas, contribuindo para reduzir as disparidades sociais e para promover a necessidade e o dever de ajudar o próximo. Para o voluntário é também um ato recompensador, ajudando a alcançar o sentimento de auto-realização. (…).

Na ausência da realização do habitual evento sobre a efeméride, no Entroncamento, em virtude da situação de pandemia, o Banco Local de Voluntariado do Entroncamento e a AVASOCIAL, convidam os cidadãos e as instituições a seguirem e a participarem à distância, nas iniciativas que se realizam a nível nacional, por teleconferência, cujas inscrições se realizam aqui:

» 4 de dezembro: https://https//www.calendarr.com/portugal/dia-internacional-do-voluntariado/docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdB9A5CMGoOjueE5vByJEh-hi7hlIdclCzxEUhNuS8fC0OYVg/viewform » A importância do Voluntariado: a visão das Instituições, dos Voluntários e das Empresas, Entrajuda.

» 5 de dezembro: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfB4feBI9NhqnVvkucJ6KEFfS_E4ms-w-GBcYGgxkH1uE0u9A/viewform » 12.ª Edição do Troféu Português do Voluntariado e 1.º dos Açores.

Fontes:

https://www.calendarr.com/portugal/dia-internacional-do-voluntariado/

https://unric.org/pt/dia-internacional-do-voluntario/

Banco Local de Voluntariado

Entroncamento


05 dezembro 2020