DIA MUNDIAL DOS AVÓS


DIA MUNDIAL DOS AVÓS

No próximo dia 25 (quarto domingo de julho), celebra-se pela primeira vez, o DIA MUNDIAL DOS AVÓS. Ou melhor: DIA MUNDIAL DOS AVÓS E DOS IDOSOS, que o Papa Francisco instituiu recentemente, com o tema, “EU ESTOU CONVOSCO TODOS OS DIAS”.

Até aqui, em Portugal (também em Espanha e Brasil), tem vindo a celebrar-se a 26 de julho (dia de Santa Ana e S. Joaquim), o Dia dos Avós, iniciativa da cidadã “Ana Elisa Couto (1926-2007), conhecida como Dona Aninhas que reivindicou a instituição de uma data que valorizasse a figura dos avós.”, o que veio a acontecer em 2003 com força de Lei, aprovada pela Assembleia da Républica.

Seja uma data, seja outra, a celebração do DIA DOS AVÓS “é feita através de eventos e de atividades que prestam homenagem e que pretendem demonstrar carinho e apreço a todos os avós.

Netos e filhos presenteiam simbolicamente os seus avós, de forma a agradecer o apoio e dedicação destes à família e mostrar o quanto eles são importantes para os seus familiares .” - https://www.calendarr.com/portugal/dia-mundial-dos-avos/

Agora, com a iniciativa do Papa Francisco, pode afirmar-se sem grande margem de erro, que os avós passam a ser assim dupla e mais amplamente valorizados, na sua essência pois eles não são “somente destinatários privilegiados do nosso amor e solicitude, senão também portadores e vocacionados a dar um testemunho e viver uma missão.” Eles são as “nossas raízes e nossa memória viva, sem a qual não seríamos livres e não teríamos futuro. Somente com eles, e com sua contribuição e sabedoria, venceremos a pandemia, vivenciando uma Aliança de vida inter-geracional, que inclua a todas as pessoas e todas as criaturas da Terra.” – Papa Francisco

 

Mensagem da AVASOCIAL - Dia dos Avós


23 julho 2021